História

Fica a Conhecer a História da

Special Olympics Portugal

O Special Olympics é uma instituição que resulta de um Movimento Desportivo Internacional e que está representado em Portugal. O seu principal objetivo é o apoio a pessoas com deficiência Intelectual e a sua integração social através do Desporto.

O Movimento Special Olympics Portugal, ao realizar inúmeras atividades ao longo do ano, que constam do seu Calendário regular, consegue chegar a um número considerável de jovens e adultos, instituições e clubes, proporcionando uma atividade diferente, o acesso a uma prática desportiva regular e com um quadro competitivo adequado. O Special Olympics é para TODOS desde que tenham DID (Deficiência intelectual e desenvolvimental) comprovada independentemente da idade, sexo ou capacidade. TODOS são enquadrados de acordo com o seu desempenho em cada uma das modalidades e avaliados por um grupo de técnicos para a inclusão no nível adequado.

O movimento Special Olympics teve origem nos Estados Unidos da América, por iniciativa da Fundação Joseph Kennedy. A Joseph P. Kennedy, Jr. Foundation foi criada em 1946, e o Special Olympics International em 1968, sendo sua fundadora e primeira presidente Eunice Kennedy Shriver.  O Special Olympics, hoje presidido por Timothy Shriver, filho da fundadora, está implantado em mais de 190 países, e engloba cerca de 5 milhões de atletas. É membro do Comité Olímpico Internacional e é independente do movimento paralímpico, assumindo a sua participação no Desporto, aberto a todas as pessoas com deficiência intelectual a partir dos 8 anos de idade, independentemente das suas capacidades e com o objetivo de lhes dar oportunidades de pertencer e participar na sua realização como cidadãos de pleno direito.

Em Portugal este Movimento foi trazido pela Dra. Maria de Jesus Barrosos Soares, líder incontestada desta ideia portadora de futuro. O Special Olympics Portugal, fundado em 2001, é uma associação de âmbito nacional, com personalidade jurídica e que representa, em Portugal, o Special Olympics International e é membro do Comité Olímpico de Portugal.